O ISCAP foi criado para reverter o quadro de falta de políticas sociais, culturais e ambientais no município de Rosana. Um município novo (criado em 1993), pequeno (pouco menos de 20 mil habitantes), mas com recursos de cidades grandes, pela arrecadação e repasses das Usinas Hidroelétricas.
O ISCAP foi criado para reverter o quadro de falta de políticas sociais, culturais e ambientais no município de Rosana. Um município novo (criado em 1993), pequeno (pouco menos de 20 mil habitantes), mas com recursos de cidades grandes, pela arrecadação e repasses das Usinas Hidroelétricas.
Muitas prefeituras passaram por Rosana, onde imperou o desvio de verbas públicas, retratado em dezembro de 2007 pelo programa de TV Fantástico, que mostrou a prefeita em exercício desmascarando o esquema de desvio. De lá para cá as coisas tem mudado, as gestões passaram a reconhecer de fato a importância do ISCAP e de seus projetos.
O Instituto tem gerenciado nos últimos anos vários projetos socioculturais e ambientais no município de Rosana, no Pontal do Paranapanema, uma região muito conhecida pelos conflitos agrários, e pouco conhecida pelas suas belezas naturais e seu potencial turístico.
Tivemos a aprovação no edital do Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, nos tornando Ponto de Cultura em 2009. Nossos projetos foram potencializados e equipamentos foram adquiridos com a chegada de recursos durante três anos de contrato. Após o término do contrato, a Prefeitura Municipal autorizou repasse de R$ 5 mil reais mensais, subvencionando as atividades do Instituto. Também é reconhecido pela câmara municipal como entidade de Utilidade Pública.
O ISCAP, que foi constituído em 17 de novembro de 2004, é uma Organização Não Governamental qua atua na área Sociocultural e de meio ambiente, tem por finalidade a promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, defesa, preservação e conservação do meio ambiente.
Nossa Missão é: “Dinamizar e democratizar a diversidade cultural, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável no Pontal do Paranapanema, SP”.
Uma das atividades de maior importância do ISCAP foi a luta pela revitalização de um dos mais importantes equipamentos culturais da cidade, a Casa da Cultura. A Casa atendeu o município por anos com atividades como cinema, teatro e espaço para apresentações musicais, formaturas de colégios e outras atividades, contudo, encontrava-se há mais de 10 anos fechada. Apresentava cadeiras, tetos, banheiros e portas quebradas e era espaço de consumo de drogas. Os membros do ISCAP elegeram como objetivo primordial a recuperação da Casa da Cultura e desde 2005, por meio de ação voluntária, consertaram as cadeiras contando com madeira doada, revitalizaram banheiros e portas, ativaram a Casa, que passou a sediar eventos culturais, em especial, exibições de filmes e peças teatrais.
Juntamente com essa ação, buscou-se recursos para a regularização e reforma da casa junto ao Ministério Público e a prefeitura do município teve de executar o projeto.
Atualmente o Instituto ISCAP realiza diferentes atividades em diversos locais no município, incluindo modalidades musicais, históricas, ambientais, audiovisuais, artísticas e de cidadania.
Em nosso canal de vídeos você confere os trabalhos que vimos desenvolvendo.